Uso de implante dentário na reabilitação oral de idosos

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Você sabia que, no Brasil, é muito comum ver pessoas a partir dos 60 anos com menos de 20 dentes na arcada dentária superior, chegando a 80% dessa população? Esse dado é de uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP). Com esse cenário surge a questão, estas pessoas são candidatas ao implante dentário ou será que o ideal é continuar apostando nas próteses removíveis — as populares “dentaduras”? 

A verdade é que o implante dentário em idosos está ganhando um espaço maior a cada dia tanto no desejo dos pacientes quanto nas clínicas odontológicas. Confira todas as suas dúvidas sobre implante dentário na terceira idade. 

É possível fazer implante dentário na terceira idade?

Você gostará de saber que o implante dentário pode ser feito em todas as idades, independentemente de as pessoas serem jovens ou idosas. No entanto, estar em boas condições de saúde é um fator fundamental para que o processo seja seguro, com ótima qualidade antes, durante e depois do procedimento. 

É fundamental ressaltar que as condições a seguir podem até adiar o tratamento, mas elas podem ser controladas e, assim, o implante dentário em idosos pode ser realizado com total sucesso — como fazemos na Dental Design. O ideal é consultar seu médico geriatra (ou um gerontólogo) e um implantodontista de confiança para se preparar para a realização do implante. Convém mencionar que se, em alguns casos, não for possível realizar o implante pode ser feita a prótese protocolo, da qual falaremos mais adiante. 

Condições que podem adiar o implante em idosos

Contudo, alguns problemas de saúde são mais comuns na terceira idade — mas que são perfeitamente contornáveis —, como: 

  • idosos com osteoporose avançada, que atinge principalmente pacientes mulheres pois seus ossos ficam porosos e, assim, quebradiços; 
  • idosos acamados ou com outras restrições que impeça a realização de cuidados e higienização do implante dentário no pós-operatório; 
  • pacientes transplantados que não podem ficar alguns dias sem a medicação anticoagulante; 
  • anemia ou baixa imunidade, são contraindicações imediatas para o implante dentário; 
  • idosos com doenças psiquiátricas e dificuldades cognitivas avançadas (incluindo pessoas com Alzheimer e Parkinson; 
  • pessoas hipertensas que não controlam a medicação corretamente;    
  • pacientes diabéticos com a glicemia fora de controle; 
  • pacientes cardíacos sem autorização do médico cardiologista. 

Condições que propiciam o implante imediato em idosos

  • doenças psiquiátricas e dificuldades cognitivas controladas; 
  • hipertensão controlada com alimentação e medicação;    
  • diabetes controlada com alimentação e/ou medicação; 
  • idosos cardíacos com autorização do médico cardiologista. 

Como fazer implante dentário em idosos com perda óssea?

Os pinos implantados são colocados nas mesmas áreas com perda ou remoção de dentes. Para isso, é importante que na região haja uma estrutura com volume e dimensão suficientes. 

No entanto, se a quantidade de osso for insuficiente por doenças da gengiva e ossos, o dentista pode fazer um enxerto ósseo — uma expansão para tornar possível a realização do tratamento de implante dentário em pacientes idosos. 

Qual o tempo de recuperação de implante dentário em idosos? 

Entende-se por recuperação, a fase que o organismo integra os pinos implantados no osso da mandíbula ou maxilar pela chamada osseointegração. Após esse período o implante será capaz de ajudar o idoso na principal função dos dentes: mastigar adequadamente triturando os alimentos. Antes disso, o paciente deve consumir apenas alimentos líquidos e pastosos e não muito quente. 

O tempo de recuperação varia entre as idades e de pessoa para pessoa, mas, geralmente, costuma ser maior do que adultos mais jovens — sendo assim, não há como prever um tempo específico. Entretanto, tanto os materiais quanto o formato dos implantes são aperfeiçoados a cada dia, visando acelerar a integração do osso com o pino, o que favorece a diminuição da recuperação. 

Quais são os tipos de implantes dentários mais indicados para idosos? 

Para saber qual o implante de dentes indicado para pessoas com mais de 65 anos, o cirurgião-dentista avaliará caso a caso, incluindo a verificação das condições de saúde bucal e geral dos pacientes idosos. Os tipos mais indicados estão abaixo! 

Overdenture ou sobredentadura

Neste tipo de implante dentário, são utilizados apenas dois pinos, que serão colocados um de cada lado da arcada e servirão de suporte para a prótese total fixa na qual apenas 2 pinos são inseridos de cada lado da arcada e servem de suporte para a prótese total fixa. 

Vantagens da overdenture para idosos:

  • menor custo; 
  • eficiência do procedimento; 
  • boa aparência para o sorriso; 
  • recompõe gengivas que foram danificadas pelas próteses antigas. 

Prótese protocolo

Prótese protocolo é um tipo de implante dentário fixo muito utilizado por quando a perda dos últimos dentes ocorreu há pouco tempo, significando que o suporte ósseo do idoso está presente. Trata-se de uma solução contemporânea capaz de reabilitar os dentes do paciente idoso. Esse tipo de implante dentário voltado para idosos é composto por 12 dentes presos numa única estrutura a qual é parafusada em quatro (04) a seis (06) pinos. 

Uma dúvida muito comum é quanto à diferença entre dentadura tradicional e prótese protocolo. A diferença é que a prótese não fica apoiada sobre as gengivas e mucosas machucando-as (o paciente poderá aposentar as famosas “colas para dentadura”). Além disso, pelo fato de ser fixa, ela não se move enquanto a pessoa mastiga ou fala, o que representa grande constrangimento para a pessoa.. 

Vantagens da prótese protocolo para idosos:

  • Maior eficiência; 
  • Melhor aparência estética; 
  • Maior estabilidade para mastigar. 

Implantes unitários

É indicado para os idosos que perderam apenas um (01) ou dois (02) dentes. Neste caso, consegue-se restabelecer a arcada dentária do paciente. 

Vantagens dos implantes dentários para idosos: 

  • Recuperar a eficiência da mastigação; 
  • Devolve a estética do sorriso do idoso. 

Quais os cuidados na colocação de implante dentário no idoso? 

 O profissional escolhido para fazer o implante deve ser um cirurgião-dentista especialista em implantodontia. Além disso, se o profissional também tiver especialidade em gerontologia, os resultados do implante dentário em idosos será ainda mais fácil de ser alcançado, além de o procedimento ser muito mais seguro. 

Na Dental Design, contamos com tudo isso! Somos especialistas em implantodontia e em gerontologia. 

Agende uma consulta agora mesmo! 

Luiz Humberto de Oliveira

Dr. Humberto De Oliveira - CRO DF 2882Dr. Humberto De Oliveira é implantodontista, protesista e gerontólogo com vasta experiência em tratamentos dentários e cuidados com a saúde bucal, direcionado, principalmente, a pacientes acima de 60 anos. Ele também é especialista em gestão e está sempre atualizado com as últimas técnicas e tecnologias da Odontologia.

O que achou da publicação?

Dr. Humberto De Oliveira - CRO DF 2882

Dr. Luiz Humberto
  • Gerontólogo; 
  • Implantodontista; 
  • Protesista; 
  • Especialista em Gestão. 

Publicações Recentes

ASSISTA O VÍDEO - Saúde bucal do idoso: um processo que envolve toda família.

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Agende Sua Consulta.