Saúde bucal do idoso: como devem ser os cuidados?

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN
Idoso cuidando da sua saúde bucal.

Começamos este artigo com uma pergunta que já deve ter passado por sua mente: por que é comum vermos tantos idosos com dentes perdidos? Para respondê-la, criamos este post para você saber como evitar esse problema. Nesse sentido, nos aprofundamos nos cuidados com a saúde bucal do idoso.

Então, confira as questões comuns na dentição de idosos, os principais problemas observados e, por fim, os cuidados com a saúde bucal na terceira idade. 

Boa leitura! 

Idoso no dentista passando por cuidados bucais. O que é normal observar nos dentes de idosos? 

Quando envelhecemos, é natural que — como tudo no corpo — os dentes também passem por esse processo proporcionalmente. Confira alguns sinais comumente observados nos dentes na terceira idade: 

  • a cor dos dentes escurece naturalmente pelos corantes de bebidas e alimentos (café, refrigerantes, vinho, suco de uva, beterraba etc.), pela ação de medicamentos e do cigarro;
  • ocorre calcificação da dentina — tecido abaixo do esmalte, diminuindo a sensibilidade às dores de dente;
  • leve movimentação dental — os dentes não são estáticos, por isso, sobretudo em quem perdeu algum dente, em que já passou por tratamento ortodôntico ou em quem não possui boa relação oclusal (mordida). Entretanto, ao envelhecer, é natural que estes pequenos movimentos ocasionem pequenos danos estéticos e funcionais;  
  • diminui o tamanho da polpa dental — o centro dos dentes — pelo depósito cumulativo de dentina durante a vida;
  • a gengiva retrai no sentido da raiz dos dentes — mas se sadio, o tecido gengival sofre menos alterações no envelhecimento;
  • a mucosa oral afina, perdendo elasticidade, tornando-se sensível a traumas.

Quais os principais problemas de dentes na terceira idade? 

Atente-se para as doenças que mais levam à procura pelo dentista na terceira idade. 

Desgaste exagerado dos dentes 

A principal causa é o bruxismo, ou seja, a pessoa rangeu os dentes durante o sono por toda a sua vida, mas nunca tratou. 

Extrusão dentária 

O dente aparenta ser maior. Ocorre certo dente cai e o dente oposto sai da sua posição normal, expondo a raiz. 

Cáries no cemento 

É comum com a dentição cuja raiz de um dente está exposta por falta de outros dentes ou, ainda, por retração gengival. 

Gengivite e periodontite 

Várias causas levam a estes problemas nos dentes de idosos, incluindo a falta de higiene bucal, e doenças como diabetes, câncer, etc. e alguns medicamentos de uso contínuo. 

Xerostomia 

É a grande a diminuição salivar na terceira idade devido ao tratamento radioterápico na cabeça e no pescoço, uso de certos medicamentos (para a pressão arterial, depressão, coração etc.). 

Lesões da mucosa bucal 

Em idosos, estas lesões podem ser o resultado de próteses mal adaptadas, mastigação incorreta ou fatores como as bebidas alcoólicas e o cigarro. 

Câncer de boca 

Trata-se de uma doença muito comum observada na odontologia para idosos, podendo afetar: 

  • lábios;
  • língua;
  • gengiva;
  • ossos maxilares;
  • outras estruturas bucais.

As causas mais comuns do câncer de boca em idosos estão o tabagismo, as bebidas alcoólicas e a predisposição genética. Manter uma boa higiene bucal, alimentar-se de forma saudável e consultar o dentista periodicamente é fundamental. 

Idosa recebendo cuidados bucais no dentista. Como devem ser os cuidados com a saúde bucal do idoso? 

Chegamos à parte mais importante do nosso artigo, os cuidados odontológicos na terceira idade! 

Higiene oral 

Escovar os dentes com creme dental, uso de fio dental após cada refeição. Se necessário, é fundamental que um familiar ou cuidador assuma essa tarefa. Lembre-se! Uma boa higiene oral no idoso evita vários problemas bucais. 

Beber mais água 

Muitos idosos não bebem água na quantidade adequada (calcule 35 ml por quilo de peso), não mantendo o corpo hidratado, o que é imprescindível para a saúde, inclusive a bucal. Vale mencionar que as pessoas idosas podem sentir menos sede, então beba (ou ofereça) água frequentemente ao longo do dia. 

Alimentação 

Os alimentos açucarados devem ser evitados, pois o açúcar favorece o aparecimento de cáries e outras doenças (inclusive a diabetes, tão comum na terceira idade). Lembre-se de fazer a higienização dos dentes após comer doces. 

Além disso, invista em alimentos ricos em fibras (como verduras, legumes e frutas), que trazem grandes benefícios à saúde do idoso como um todo. 

Boca Seca 

Para idosos com sensação de boca seca (alguns relatam sentir areia na boca), é recomendável utilizar goma de mascar ou balas sem açúcar, visando aumentar a produção de saliva. 

Higiene da prótese dentária 

A limpeza das próteses (totais e parciais) precisa ocorrer depois das refeições, sempre com escova e sabonete neutro — o creme dental contém agentes abrasivos desgastando a prótese.  

Na limpeza das próteses totais (dentaduras), devem ser mergulhadas em uma solução com 220 ml de água e uma colher de chá de hipoclorito de sódio a 2% (a famosa água sanitária). Já para higienizar as gengivas dos idosos, deve-se massageá-las com gaze úmida.(Saliba et. Al. 

Por fim, se notar que a prótese está machucando a gengiva, consulte uma equipe de saúde bucal especialista em idosos, o odontogeriatra 

Idoso fazendo limpeza nos dentes Ida ao odontogeriatra

Em geral, em todas as idades, a consulta a um dentista deve ser feita a cada seis meses (para limpeza dos dentes e verificação de presença de cáries e outros problemas bucais). 

No entanto, essa necessidade pode aumentar na terceira idade, devido ao surgimento de problemas bucais. Por isso, converse com seu dentista para saber de quanto em quanto tempo você (ou seu familiar) deve visitá-lo. 

Agora que você conhece os aspectos mais importantes da saúde bucal do idoso, agende uma consulta para você ou algum familiar idoso, aqui na Dental Design. Somos preparados para um atendimento qualificado de pessoas de todas as idades, inclusive de pacientes idosos. 

Luiz Humberto de Oliveira

Dr. Humberto De Oliveira - CRO DF 2882Dr. Humberto De Oliveira é implantodontista, protesista e gerontólogo com vasta experiência em tratamentos dentários e cuidados com a saúde bucal, direcionado, principalmente, a pacientes acima de 60 anos. Ele também é especialista em gestão e está sempre atualizado com as últimas técnicas e tecnologias da Odontologia.

O que achou da publicação?

Dr. Humberto De Oliveira - CRO DF 2882

Dr. Luiz Humberto
  • Gerontólogo; 
  • Implantodontista; 
  • Protesista; 
  • Especialista em Gestão. 

Publicações Recentes

ASSISTA O VÍDEO - Saúde bucal do idoso: um processo que envolve toda família.

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Agende Sua Consulta.