Quais são as próteses dentárias mais usadas em idosos e sua importância?

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

 Quando pensamos em próteses dentárias, é comum a associação com as famosas “dentaduras” ou “pontes”. No entanto, atualmente, também são consideradas próteses os implantes dentários, as facetas de porcelana, as lentes de contato dentais etc. 

Por outro lado, sabemos que a perda dos dentes debilita a mastigação e, com isso, traz prejuízo à alimentação, prejudicando a saúde física. Além disso, a falta de dentes, ou a utilização de dentaduras que saem com facilidade, afeta negativamente a saúde mental das pessoas que já estão na melhor idade, devido à perda de autoestima. 

Continue lendo e veja as opções de próteses dentárias para idosos para quando houver perda de dentes ou necessidade de retirada por meio de extração. As próteses contribuem para uma estética perfeita, além de propiciar que as funções bucais sejam realizadas como se o idoso nunca tivesse perdido os dentes naturais.  

Problemas bucais e próteses dentárias inadequadas na terceira idade

Com o envelhecimento, é comum aumentar a ocorrência de problemas de saúde bucal, que podem incluir a má higienização oral e problemas nutricionais e cardiovasculares decorrentes de problemas bucais¹. Além disso, o uso incorreto das próteses dentárias (incluindo a má higienização e falta de acompanhamento pelo dentista) e a utilização de próteses inadequadas, podem trazer, ou agravar questões que levam à necessidade de troca por modelos mais adequados. 

Benefícios da prótese dentária na terceira idade

No entanto, quando usada corretamente, a prótese dentária devolve ao idoso a sua autoestima, devido a melhor estética dos dentes. Com isso, o convívio social diário é melhorado tanto no lar quanto no meio social em geral. Enfim, traz benefícios para a saúde psicológica, pois a pessoa poderá ficar tranquila para sorrir e conversar. ¹ 

Além disso, se adequada, a prótese dentária devolve a mastigação normal, propiciando o maior aproveitamento dos nutrientes dos alimentos — fator tão importante na terceira idade — trazendo muitos benefícios à saúde como um todo. 

Nesse ponto, é fundamental mencionar a importância da mastigação eficiente na terceira idade. Isso porque, em qualquer idade, os alimentos precisam chegar ao estômago previamente triturados pelos dentes para que o processo de digestão continue acontecendo adequadamente. 

No entanto, se você é idoso, é muito comum que o processo de mastigação passe por dificuldades, prejudicando a trituração correta dos alimentos. Mas com a prótese dentária ideal, o aproveitamento dos alimentos será muito favorecido e, com isso, a saúde como um todo — não apenas a bucal. 

Nas linhas a seguir, você verá o que são próteses dentárias para idosos, seus tipos principais e como alcançar uma maior aceitação e adesão pelas próteses na terceira idade. 

Tipos de próteses dentárias para idosos

Próteses dentárias nada mais são do que aparelhos odontológicos criados para substituir os dentes que estão faltando, principalmente, devido a casos de periodontite ou outras doenças bucais. 

Ainda que não sejam idênticas aos dentes naturais, na Dental Design, as próteses trazem uma aparência extremamente próxima a eles, bem como ajudam a manter a função dos dentes. 

Há vários tipos de próteses dentárias para idosos. Confira: 

Próteses dentais

Há dois modelos específicos de próteses dentais: as fixas e as móveis – as quais podem ser retiradas e recolocadas na boca.  

  1. Próteses móveis

As próteses móveis podem ser totais (popularmente denominadas dentaduras) ou parciais. Para saber qual é a mais indicada para o seu caso, o seu dentista identificará após uma avaliação.  

Na Dental Design, utilizamos as Próteses Removíveis Convencionais da Ivoclair® que prima pelo sistema protético biofuncional (BPS) para próteses removíveis tradicionais, oferecendo próteses totais funcionais, extremamente estéticas e personalizadas à anatomia de cada um dos pacientes. 

  1. Próteses fixas

Esse tipo de prótese é usado na perda total dos dentes, sendo, em geral, uma opção mais vantajosa nesses casos. Conhecida como um tipo de “dentadura com encaixe”, pois trata-se de uma prótese total que encaixa em pinos de titânio implantados previamente nos ossos maxilares. 

Com relação à prótese fixa, mesmo que a condição óssea seja fator importante para realizar o implante (para a fixação dos pinos da prótese), atualmente, existem técnicas como o overdenture, também conhecida como sobredentadura, que requerem apenas a colocação de dois pinos de cada lado da arcada dentária, visando oferecer suporte para a colocação da prótese total fixa. 

As overdentures são amparadas pelo tecido da gengiva, permitindo um efeito estético bastante satisfatório e praticamente imperceptível, além de muitíssimo mais estáveis do que a dentadura móvel. Essa estabilidade faz com que os movimentos involuntários da prótese sejam evitados, propiciando segurança na fala e mastigação. 

Implantes dentários

Embora possam ser utilizados em todas as idades, conforme as pessoas envelhecem, aumenta também a necessidade de usar os implantes dentários. Estes implantes funcionam como suportes para a prótese, sendo colocada sobre as estruturas de metal na região do osso maxilar, logo abaixo da região da gengiva. 

E uma dúvida que algumas pessoas têm é se há um limite de idade para a colocação de implantes. Felizmente, a resposta é não². Na literatura há relatos de pacientes reabilitados com implantes dentários após os 80 anos de idade.

No entanto, em qualquer idade, é preciso que o estado de saúde geral seja satisfatório para a realização de qualquer tipo de cirurgia, incluindo o tratamento com a implantodontia. É claro que alguns problemas de saúde requerem uma avaliação detalhada para sua colocação. É o caso da diabetes, por exemplo, já que esta doença pode levar a uma maior dificuldade ou demora na cicatrização. 

Além disso, para planejar a colocação de implantes nessa fase da vida, é importante consultar o seu médico de confiança, em geral, o geriatra — que o acompanha em questões de saúde comuns no processo de envelhecimento, como a perda de massa magra, a própria diabetes, os problemas circulatórios, cuida da saúde do coração e o bom funcionamento dos órgãos. 

O ideal é que o dentista especialista em implantes – gerontólogo e o geriatra analisem em conjunto cada caso, visando escolher a melhor conduta cirúrgica, o esclarecimento ao paciente quanto aos possíveis riscos cirúrgicos e as precauções que precisam ser tomadas antes da cirurgia — como evitar ou diminuir a dose de medicamentos anticoagulantes no período pré-cirúrgico (como o “ácido acetil salicílico”, fármaco que muitos idosos tomam para manter a saúde cardiocirculatória) — já que eles prejudicam a cicatrização. 

Na Dental Design, utilizamos implantes de alta performance, como os oferecidos pela Straumann® e Neodent®, além de profissionais qualificados, obtendo altos níveis de sucesso nesta área. Além disso, ao associar tais implantes à cirurgia guiada, possibilitamos aos pacientes a fixação dos implantes e instalação das próteses em menor tempo, permitindo, inclusive, a realização dos Protocolos com Carga Imediata. 

Facetas de porcelana e lentes de contato

Os dentes também envelhecem, certo? Com o passar do tempo, é comum que eles fiquem amarelados ou ganhem tons escuros devido ao cafezinho tão apreciado pelos brasileiros de todas as idades e pelo aumento do consumo de vinho e suco de uva devido aos seus benefícios relacionados à longevidade. 

Além das manchas, pequenas fraturas — sobretudo nos dentes superiores e inferiores da frente — comprometem o sorriso e o ato de conversar. Aqui, podemos abrir um parêntese e comentar sobre a aposentadoria cada vez mais tardia, fazendo com que os idosos estejam cada vez mais inseridos no mercado de trabalho, o que torna a manutenção do sorriso (nosso principal cartão de visitas) algo tão precioso. 

Com tudo isso, podemos dizer, com segurança, que as facetas de porcelana são mais procuradas por idosos a cada ano. Elas são capazes de reconstruir o sorriso e, com isso, elevar a autoestima, garantindo a qualidade de vida. 

É importante salientar que para a colocação das facetas de porcelana na terceira idade, a avaliação clínica é ainda mais criteriosa e inclui o escaneamento intraoral, além do protocolo de fotos para desenvolver um projeto do sorriso todo feito de forma digitalizada. Depois desse processo, é feita uma prova na boca do paciente e, em curto período, a colocação da faceta dental (que pode ser feita em um ou mais dentes). 

Formas de aumentar a adesão dos idosos à prótese dentária 

Cabe salientar que a adesão, o engajamento e a colaboração relacionados ao tratamento com os implantes em pacientes com mais de 65 anos tendem a ser muito maior se compararmos a outras fases da vida. Isso acontece pelo fato de que esses pacientes são mais maduros e, em geral, mais determinados a seguir as orientações dos profissionais. 

No entanto, nessa idade, algumas pessoas podem ser afetadas pela famosa teimosia e de difícil aceitação da real necessidade das vantagens dos implantes e outros tipos de prótese. Por isso, é fundamental contar também com o apoio da família para informar seus pais e avós da importância de usar as próteses dentárias. 

Por fim, uma maneira de tranquilizar o paciente idoso quanto ao tratamento dentário, é oferecendo um atendimento personalizado e humanizado, visando o bem-estar durante a consulta.  

Além disso, o atendimento aos pacientes idosos pode ser fracionado, ou seja, em vez de uma consulta, convém dividi-la em duas ou três idas ao consultório, visando o conforto e a maior aceitação por parte do paciente da terceira idade. 

Como é o atendimento na Dental Design 

Na Dental Design destacam-se as Porcelanas Feldspáticas e as Lentes de Contato, as quais requerem um trabalho artístico de técnicos de excelência, além da tecnologia de um scanner e impressora em 3D. Com isso, os nossos pacientes alcançam excelentes resultados, tanto com as facetas quanto com as lentes de contato. 

Com relação às porcelanas propriamente ditas, utilizamos a E-max (sem qualquer tipo de metal na composição): para confecção de próteses fixas, reconstrução de dentes ou no revestimento em forma de lentes de contato dental. 

Além disso, certos cuidados extras são ser tomados com as pessoas da terceira idade, como os intervalos maiores durante as fases do procedimento. Vale mencionar, ainda, que o tratamento pode ser mais demorado porque, além de moldar e confeccionar as facetas, em geral, é preciso cobrir restaurações antigas, coroas, overlays etc. 

Em nossa clínica, oferecemos uma cadeira ergonômica e acessórios, como um rolinho para encaixar o pescoço. Esses detalhes fazem muita diferença em um tratamento que tenha duração de pelo menos duas horas. 

Neste artigo, você viu a importância de investir em próteses dentárias de qualidade na terceira idade para restaurar a funcionalidade e a qualidade de vida do idoso. Além disso, você viu todas as informações relativas a esse tipo de tratamento e, conheceu os diferenciais da Dental Design para devolver o seu sorriso ou de quem você ama. 

Agora, aproveite para agendar uma consulta conosco! 

Luiz Humberto de Oliveira

Dr. Humberto De Oliveira - CRO DF 2882Dr. Humberto De Oliveira é implantodontista, protesista e gerontólogo com vasta experiência em tratamentos dentários e cuidados com a saúde bucal, direcionado, principalmente, a pacientes acima de 60 anos. Ele também é especialista em gestão e está sempre atualizado com as últimas técnicas e tecnologias da Odontologia.

O que achou da publicação?

Dr. Humberto De Oliveira - CRO DF 2882

Dr. Luiz Humberto
  • Gerontólogo; 
  • Implantodontista; 
  • Protesista; 
  • Especialista em Gestão. 

Publicações Recentes

ASSISTA O VÍDEO - Saúde bucal do idoso: um processo que envolve toda família.

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Agende Sua Consulta.