Você sofre de bruxismo?

Bruxismo

O bruxismo, ou briquismo, é uma condição muito mais comum do que se pensa e caracteriza-se pelo hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou durante o dia. Pode acontecer em pessoas de todas as faixas etárias e está geralmente relacionado ao estresse, quando também costumam estarem presentes o alinhamento incorreto dos dentes e o fechamento incorreto da boca.

Como consequência o bruxismo leva ao desgaste dentário, podendo, ainda, gerar dores de cabeça e distúrbios da articulação têmporo-mandibular. É um problema progressivo e para muitas pessoas é um hábito inconsciente, o qual, na maioria das vezes, passa despercebido pelo próprio paciente, vindo a ser diagnosticado pelo cirurgião-dentista quando já apresenta algumas complicações como desgastes dentários, dores musculares, estalos e travamentos da articulação têmporo-mandibular, entre outros sintomas.

O tratamento adequado irá depender do fator que está causando o problema. Assim o primeiro passo é reconhecer o problema e tentar achar as causas. Para o alívio dos sinais e sintomas são utilizadas as placa interoclusais, que reduzem a atividade muscular e protegem os dentes dos desgastes provocados pelo mau hábito. Outro passo importante é o tratamento no auxílio à diminuição da tensão psicológica, onde devem ser encontrados meios de relaxamento muscular, aliviando os sintomas.

Referência Bibiliográfica – NETO, A.J., NEVES, F.D., SIMANOTO, P.C. Oclusão Artes Médicas, São Paulo, 2013

Add Comment

Phone: (061) 3223.1662 | 8139.1514