Manutenção Preventiva e Profilaxia

Nada é mais importante do que cuidar do que já é belo e saudável. As manutenções preventivas e profilaxias garantem o sucesso a longo prazo dos procedimentos já executados e previnem o desenvolvimento de doenças da cavidade bucal. A prevenção é a forma mais eficiente de garantir saúde.

Dependendo do perfil de cada paciente, são traçados diferentes intervalos de tempo entre as manutenções. Por exemplo, pacientes portadores de próteses Protocolo devem retornar ao consultório duas vezes por ano, sendo realizada a remoção e a limpeza da peça protética pelo cirurgião-dentista uma vez ao ano.

Pacientes diabéticos possuem uma maior predisposição ao desenvolvimento de doenças periodontais, como gengivite e periodontite. Isso ocorre pois diabéticos são mais suscetíveis a infecções, sendo mais difícil para seu organismo controlar a placa bacteriana presente nos tecidos gengivais. Outros problemas relacionados a diabetes são: candidíase oral (sapinho), xerostomia (boca seca), aftas, úlceras e cáries. Sendo assim, é importante que pacientes diabéticos visitem o dentista pelo menos três vezes ao ano.

Outra condição que merece atenção especial são os casos de xerostomia (hipossalivação ou boca seca), que consiste em uma deficiência na produção salivar. A xerostomia pode ocorrer por consequência de diversas situações, como radioterapia de cabeça e pescoço, diabetes, doenças das glândulas salivares e também pela ingestão prolongada de certos medicamentos, como antidepressivos, calmantes, anti-hipertensivos e diuréticos. A deficiência na salivação aumenta as chances de desenvolvimento de cáries dentárias, doenças periodontais e candidíase. Desta forma, pacientes que apresentam esta condição devem consultar o cirurgião-dentista pelo menos três vezes ao ano.

Já nos casos de pacientes que possuem reabilitações orais extensas, com envolvimento de diversas coroas, restaurações e/ou implantes, devem visitar o dentista duas vezes ao ano, com intervalos de seis meses. Pacientes com nenhum tratamento ou poucas coroas e restaurações, devem visitar o dentista pelo menos uma vez ao ano.

Durante as visitas regulares, o cirurgião-dentista pode solicitar radiografias para um acompanhamento mais detalhado. Pacientes de manutenção devem realizar exames radiográficos num intervalo de tempo de 18 meses, enquanto pacientes de prevenção necessitam desses exames apenas uma vez a cada 24 meses.

Phone: (061) 3223.1662 | 8139.1514
Fax: (061) 3223.1662